sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Afinal... quando é que se perde a Virgindade?

Relativamente à virgindade ouvem-se ainda muitas histórias, muitas ideias feitas e muitos tabus, é ainda hoje um tema muito polémico, por mil e umas razões, religiosas, culturais, pessoais, e outras…

Mas afinal quando se deixa de ser virgem?

Se procurares numa enciclopédia ou num dicionário, descobres: virgem, pessoa que nunca teve relações sexuais. Mas quando converso com os meus colegas e amigos sobre isso existem muitas opiniões, apesar de maior parte dizer o que nós é dito nas palestras de educação sexual, que a virgindade perde-se quando o pénis penetra na vagina e o hímen rompe. Mas eu pergunto-me? E como é com as raparigas quem rompem o hímen antes de uma relação sexual? E com os homossexuais? E com as lésbicas? É preciso haver penetração? Se sim é só quando se pratica sexo vaginal? Não se perde virgindade no sexo anal? E no oral? O acto sexual é só penetração? Aquilo que damos o nome de preliminares não faz parte do acto sexual?

As perguntas são muitas, já que a nossa sexualidade é muito complexa e variável, a virgindade é diferente consoante a cultura em que estamos inseridos (Numas é muito valorizada, noutras o tema quase que nem existe) para não falar da falta de informação correcta que existe entres nós (os jovens) sobre esta temática (falo por experiência própria).

Assim sendo e apesar de a virgindade ser algo sentido individualmente e ser um conceito muito pessoal, desafio tod@s para demonstrarem a sua opinião sobre esta temática, já que ninguém nós dá informação vamos nós discuti-la para que se perceba bem o que é que NÓS QUEREMOS APRENDER.
Diogo Silva
(Escola Secundaria de Rio Tinto)

2 comentários:

. disse...

Sim, boa pergunta...

Gostei do vosso site... e do movimento, principalmente! Boa sorte!

Anónimo disse...

Bem dito =)