quinta-feira, 29 de maio de 2008

Festa do S.E.Q.S.O. no Porto

A melhor festa estudantil do ano, vai viajar para o norte, mais propriamente para o PORTO. Na próxima sexta-feira, dia 6 de Junho, a partir das 22h30 no Espaço Chã das Eiras, na Rua Chã nº 127 (junto à estação de S. Bento), vai-se realizar, pela segunda vez, a FESTA DO SEQSO.

Com concerto ao vivo, dj convidado e actividades surpresa.

Dia 6 vamos todos beber o "chã" das 22h30 à FESTA DO SEQSO =P

Mais informações sobre a festa serão dadas ao longo da semana (por exemplo o mapa do local, a rede de autocarro, etc…)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pílula é preferida

"A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida nota, no último relatório de actividades que, em 2005, venderam-se em Portugal 16,1 milhões de preservativos, mais 2,48 por cento do que em 2004, mas "ainda longe dos 129,5 milhões de preservativos vendidos em Espanha para o mesmo período". Os números revelam um "consumo anual médio per capita de 3,1 em Espanha e 1,6 em Portugal". Ainda que os dois estudos referidos não sejam estritamente comparáveis (porque o Inquérito de Saúde não exclui os casos de mulheres sem actividade sexual, grávidas, inférteis), permitem perceber que a pílula continua a ser, de longe, o método contraceptivo de eleição. Aliás, a percentagem de utilizadoras também quase não variou entre 1997 (67 por cento) e o último INS (65,9 por cento)."

Fonte: Público



O S.E.Q.S.O. faz uma proposta para que se verifique um aumento no uso de preservativos em Portugal. Sugerimos o acesso gratuito a preservativos nas escolas em locais especificamente divulgados e de conhecimento geral.

domingo, 25 de maio de 2008

Sexo: Portugueses sem preservativo

O preservativo está longe de ser o método contraceptivo favorito dos portugueses. Apenas 14% o utilizam, um número praticamente igual há 10 anos. Clínicos pedem mais adesão a este método contraceptivo.

As justificações para esta resistência são difíceis de encontrar. "Não tenho explicações. Tem a ver com a história contraceptiva de cada país. E os portugueses aderiram muito à pílula desde o início da sua comercialização", refere Duarte Vilar, da Associação para o Planeamento da Família. Em dez anos, "não houve grandes avanços" em Portugal no que respeita à utilização do preservativo, sublinha o sociólogo em declarações ao Público.

O preço elevado poderá funcionar como um entrave, acredita o responsável pela Coordenação Nacional para a InfecçãoVIH/Sida, Henrique Barros. Este organismo já calculou o preço mediano entre os 55 cêntimos nas grandes superfícies e os 81 nas parafarmácias e está agora a negociar a venda a custos mais reduzidos. "Depois, há uma série de questões culturais e crenças que também temos de considerar", disse ao diário, admitindo que uma grande percentagem dos adolescentes dispensa o preservativo por acreditar que o parceiro é fiel.
Nas outras faixas etárias, Henrique Barros justifica a baixa adesão com o facto de a geração que hoje está na meia idade ter crescido com a ideia de que a maioria das doenças sexualmente transmissíveis se trata com antibióticos.

"É um dado adquirido que os portugueses usam pouco o preservativo", reconhece ainda Jorge Branco, coordenador do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva, que quer avançar em Outubro com uma campanha de sensibilização, adianta a mesma fonte.

Entre 1980 (primeiro inquérito à fecundidade) e 1997 - o uso do preservativo mais do que duplicou, sobretudo nas gerações mais jovens, lembra Duarte Vilar. No entanto, nos últimos dez anos parece ter arrefecido o motor que punha em primeiro plano a questão da sida e outras infecções sexualmente transmissíveis. Desde 97 até hoje, não houve qualquer aumento. "Este é o primeiro método usado por muitos jovens, que rapidamente mudam para a pílula, quando estabilizam as relações", justifica o sociólogo.

Os principais resultados do 4.º Inquérito Nacional de Saúde (INS) recentemente divulgados apontam para uma percentagem de 13,4 por cento de utilizadores quando no último Inquérito à Fecundidade e Família (de 1997) era de 14 por cento.

sábado, 24 de maio de 2008

De Louvar

Um grupo de 5 alunos, que frequentam o 12.º ano da turma F na Escola Secundária de Rio Tinto, no âmbito da disciplina de Área de Projecto escolheram como tema para o seu projecto a "Educação Sexual na nossa escola".

Assim sendo elaboraram várias actividades sobre a temática que culminaram num colóquio/debate na sua escola. Este tipo de iniciativas é de louvar e de divulgar, pois apesar das dificuldades que alguns órgãos da escola impuseram na realização do seu trabalho, eles concluíram-no.

Fica aqui os PARABENS por parte do movimento S.E.Q.S.O. a estes estudantes que quiseram falar de Sexualidade na sua escola.

Visitem o seu site http://sexo100complexo.no.sapo.pt/

terça-feira, 13 de maio de 2008

terça-feira, 6 de maio de 2008

Festa/concerto pela educação sexual

É já esta sexta-feira, dia 9 de Maio. Aparece na Crew-Hassan (Rua das Portas de Sto. Antão, 159), pelas 21h30. A entrada é livre.


Espectaculares concertos de:
> Manuel João Vieira
(vocalista dos Ena Pá 2000 e dos Irmãos Catita)

> Cantadores da Rusga
(Música de intervenção)
> Chullage
(Hip-Hop português)



Aparece > Divulga > Traz amigas e amigos!