domingo, 16 de março de 2008

Identidade de Género

Bem como já tenho feito noutros post que tenho feito, começo mais uma vez por dar uma pequena definição de identidade de género que vem no famoso site da Wikipedia:
“Na sociologia, identidade de género refere-se ao género com que a pessoa se identifica (i.e, se a mesma se identificar como um homem, uma mulher ou se a mesma vê-se a si mesmo como fora do convencional), mas pode também ser usado para referir-se ao género que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de papel social de género (roupas, corte de cabelo, etc.).”
A partir desta definição pode-mos tirar várias conclusões, não existem duas identidades de género (Homem e Mulher); e que a identidade de género é também influenciada e “rotulada” pela sociedade, já que a mesma vai definir a identidade de género de cada um consoante o seu papel social de género (trabalho, maneira de estar, a sua aparência, ect…)

A verdade é que não ainda não tenho muita informação sobre o assunto, já que é de tal maneira complexo, que podemos ler de umas pessoas texto que dizem que só existem duas identidades de género como outras que dizem haver provavelmente tantas formas e complexidades de identidades sexuais e identidades de género como há seres humanos, e há um igual número de formas de trabalhar as identidades de género na vida diária. Mas existe consenso em alguns aspectos, que a identidade de género é algo que é descoberto desde a nossa infância, e que na definição da mesma é imposto pela sociedade, directa ou indirectamente, um papel social de género (por exemplo: nos homens o uso de calças a cabelo curto, nas mulheres saias e cabelo comprido).

Esta questão da identidade de género está intimamente ligada com o transgenderismo que consiste no quebrar das regras sociais que ditam a forma como cada sexo se deve comportar. O transgenderismo é independente da orientação sexual. A palavra transgenderismo é também utilizada por algumas pessoas para incluir num só termo transexuais, travestis, transformistas, andróginos e intersexuais.

Mais uma vez um tema que leva a muitas perguntas (e que não é abordado nas escolas). Terá o estado que rotular a identidade de género dos seus cidadãos? Por exemplo quando no novo cartão electrónico de identificação pede o sexo do seu portador. Terá o estado o direito de “rotular” assim as pessoas, não respeitando quem não se identifica nem com o ser Homem ou Mulher? Devemos nós impor duas identidades de género com a desculpa de isso beneficiar a coesão social? Ou a coesão social faz-se a partir do respeito da diversidade humana, sem se oprimir nenhuma das suas vertentes?
Porque as perguntas são muitas e não cabem todas aqui, espero pelo teu comentário e que a discussão se inicie…

Diogo Silva

(escola Secundaria de Rio Tinto)

Sem comentários: